Posso utilizar um computador convencional como Servidor?

Você sabe qual é a diferença entre um servidor e um computador convencional?

Se não sabe, vamos te ensinar para que serve cada um e assim, você poderá escolher qual a melhor opção para você ou para a sua empresa.

Nos acompanhe e descubra a diferença!

Servidor

server rack servidores para empresas 1024x512 - Posso utilizar um computador convencional como Servidor?

O servidor é utilizado, basicamente, para processar uma determinada quantidade de tarefas e dados com frequência. Assim, o servidor é produzido com peças de maior qualidade do que as de um computador convencional. Por exemplo, sua memória e o HD são maiores e mais rápidos.

Ainda, o sistema operacional do servidor é desenvolvido com drivers e funções que são específicos. Assim, quando esses sistemas são colocados em computadores convencionais, não conseguem funcionar com a mesma eficiência, já que foram produzidos para serem instalados em servidores.

Dessa forma, todas as peças que são usadas na fabricação de um servidor apresentam qualidade superior aos computadores.

Sabe aquele caso em que um computador mais novo funciona mais rápido que um antigo. Isso não acontece com os servidores, mesmo antigos eles funcionam com a mesma eficiência que um servidor novo, pelo fato da qualidade das peças ser superior.

Portanto, os servidores são fabricados para funcionarem com eficiência durante muito tempo, apresentam placas potentes e sistema de refrigeração eficientes. Isso não acontece com os computadores convencionais, que tem um tempo de vida muito menor.

Computadores Convencionais (Desktops)

desktop usuario utilizando uma estacao 1024x512 - Posso utilizar um computador convencional como Servidor?

Quando comparamos servidores e computadores convencionais, o primeiro sai na frente, mas isso porque os computadores convencionados foram fabricados para trabalharem no máximo 12 horas por dia. Tendo em vista essa especificidade, as peças contidas em seu desktop serão diferentes e de menor eficiência.

Apesar de que no mercado já é possível encontrar computadores muito potentes e com alta qualidade, ainda assim, eles não são feitos para trabalharem ininterruptamente, como é o caso do servidor.

Algumas empresas optam por instalar um computador convencional para trabalhar como servidor, por ser mais barato. Porém, esse barato vai sair caro, pois um desktop não pode ser usado para substituir um servidor. As funções de cada um são diferentes. Em um curto espaço de tempo, esse computador vai ter problemas e logo terá que ser substituído.

Mas, em alguns raros casos, você pode usar um desktop como servidor, mas isso vai depender da qualidade e potência operacional da máquina, e também da instalação por um bom profissional.

Então se você tiver absoluta certeza que o desktop funcionará perfeitamente como um servidor, fique a vontade para fazer essa troca.

Esperamos que com essas informações você tenha aprendido a diferença de um servidor e de um computador convencional.

Ficou com alguma dúvida ou tem algum comentário que gostaria de fazer, converse com a gente, vamos adorar poder te ajudar. E, não se esqueça de compartilhar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *