Descubra como evitar o famoso vírus que pede resgate dos dados

O vírus ransomware é pauta das discussões acerca de segurança de informação. Nesse artigo, conheça coisas que sua empresa precisa saber sobre esse vírus, antes que ele entre no sistema da empresa.

O que sua empresa precisa saber sobre esse vírus?

É um vírus que criptografa (embaralha) e bloqueia as informações do seu computador e/ou servidor, com o objetivo impossibilitar o acesso e solicita através de moeda digital (bitcoin) o resgate dos dados.

Geralmente a infecção acontece através de anexos que chagam em seu e-mail ou ainda em links suspeitos que você clica.

Outra possibilidade é que os vírus exploram falhas e brechas em sistemas e programas desatualizados.

Portanto, algumas dicas são muito importantes para manter o ambiente virtual da sua empresa protegidos. Veja a seguir as cinco dicas que separamos para você:

1. Mantenha os sistemas da sua empresa atualizados

Há pouco tempo atrás o vírus WannaCry testou a vulnerabilidade de todos os sistemas operacionais fabricados antes do Windows 10.

Ainda que a Microsoft lançou em março de 2017 um patch, os usuários desses sistemas não tinham atualizado o sistema, e foram infectados pelos vírus.

Dessa forma, podemos concluir que quando solicitados, as atualizações dos sistemas operacionais devem ser feitas, afim de manter-se longe de vírus como ransomware.

2. Atualize os programas comuns

virus ransomware programas servicos protegidos 1024x1024 - Descubra como evitar o famoso vírus que pede resgate dos dados

Outra possibilidade que é explorada pelo vírus são brechas e falhas encontradas nos programas que utilizamos no dia a dia. São eles: visualizadores de PDF, descompactadores de arquivos, java, pacote office entre outros.

A dica é manter todos eles sempre atualizados e para isso basta acessar o site do fabricante e baixar a versão mais recente.

3. Não abra anexos e links de e-mails suspeitos

As empresas estão acostumadas a receber e-mails com os mais variados anexos, a toda hora. Porém, quem está habituado com a rotina da empresa conhece os tipos de e-mails que são recebidos diariamente.

O vírus ransomware pode chegar aos computadores por meio de links e anexos de e-mails do tipo SPAM. E, por isso, é importante orientar os funcionários sobre o perfil dos e-mails que apresentam esse vírus. Para assim, não infectarem o sistema operacional da empresa.

4. Faça backup de arquivos na nuvem todos os dias

Backup sem dúvidas é uma maneira de se prevenir em caso de vírus. O melhor cenário é ter sempre um backup diário local (dentro da empresa) e outro fora da empresa (em nuvem), preferencialmente automatizado e válido.

Caso sua empresa ainda não possua um backup local e em nuvem, procure pelo menos manter uma cópia dos arquivos mais importantes em HD Externo e que ele não fique conectado direto nos computadores. Após realizar o backup no HD externo remova a mídia e guarde.

5. Contrate uma boa proteção antivírus

A empresa deve adquirir um programa de antivírus pago para se protegerem de ataques do tipo ransomware. Não tenha medo investir em um bom antivírus.

Geralmente, esses pacotes de proteção incluem programas de antivírus, firewalls, além de outros tipos de software que ajudarão na proteção dos computadores da empresa.

Esses pacotes alertam sobre possíveis malware que estejam tentando invadir o computador, criptografando os arquivos armazenados e orientam quais atitudes tomar para resolver esse problema.

Concluindo…

Portanto, invista na segurança da sua empresa. Muitas vezes os empresários se preocupam com a segurança física da empresa, mas se esquecem dos ataques cibernéticos que podem geram bastantes prejuízos, se não maiores.

Por mais pequena ou grande que seja a sua empresa, e mesmo em computadores particulares, a proteção contra o vírus ransomware é essencial.

Proteja o seu sistema e os seus dados.

Esperamos que você tenha compreendido um pouco sobre o vírus ransomware e as formas de proteger a sua empresa contra esse malware.

Tem alguma sugestão ou comentário sobre esse post? Converse com a gente! E, não se esqueça de compartilhar esse post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *